domingo, 1 de maio de 2016

1° de Maio dia do Trabalhador





As principais idéias de Lênin estão em duas de suas obras, Imperialismo, fase superior do capitalismo (1916), e O Estado e a Revolução (1917). Lenin fez a primeira grande adaptação do marxismo, especialmente em relação à Rússia. Marx desenvolveu sua teoria nas circunstâncias históricas da primeira Revolução Industrial, onde foram aspectos industriais determinantes financeiros na economia, e menos de internacionalização. 
No primeiro trabalho nomeado, Lenin acreditava que o capitalismo tinha ido de um estágio quase exclusivamente industrial para outro financeira, de modo que a luta de classes tinha sido adicionado a luta entre os estados para matérias-primas, colônias e do mercado. Se Marx tinha levantado as contradições do capitalismo em seu tempo, Lenin fez no seu, no triunfo da segunda Revolução Industrial, a escala global.
 Então ele pensou que deve modificar algumas das teorias ou idéias em primeiro lugar.

protagonistas da revolução. Não mais que os proletários da Europa Ocidental ou no mundo rico, que levaria a bandeira da mudança revolucionária porque eles tinham chegado a um padrão de vida que os impediu de realizar essa tarefa. Um capitalismo podre era devido um socialismo podre, portanto, a crítica dos alemães e europeus em Socialistas gerais para aceitar as regras do capitalismo e participar nas instituições. A testemunha da Revolução faria o proletariado dos países atrasados. A Revolução não sair em um país industrializado rico como Marx pressupunha, mas em um país pobre, em um país proletária na divisão dos países. Mas seria um país muito pobre, mas teria que ter algum grau de desenvolvimento industrial e, portanto, têm trabalhadores. Esse país seria, sem dúvida, a Rússia atrasada, mas com fortes núcleos de desenvolvimento industrial.

Um aspecto muito romance em relação às idéias de Marx tinha a ver com o papel atribuído aos camponeses no processo de mudança. Se Marx não fosse um sujeito revolucionário considerando-os reacionários, na adaptação de Lenin sobre onde levar a revolução, ou seja, em países como a Rússia, onde ainda havia começado a industrialização ficou para trás, parecia lógico que o papel revalorizase agricultores neste processo. Para o triunfo da Revolução era necessário apoio.


Nenhum comentário:

Postar um comentário